quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Gentileza gera Gentilezinha


O espetáculo Gentilezinha e o Mundo Encantado da Cidadania, projeto idealizado pela Agência Trinity e apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura - vencedor do prêmio INVEPAR/METRÔ RIO 2017 - está levando para diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro apresentações de teatro que têm como objetivo reforçar valores imprescindíveis para a formação da cidadania em jovens e crianças, trabalhando de forma lúdica temas como educação, generosidade, tolerância, honestidade e gentileza.

O protagonista do projeto é o personagem Gentilezinha, um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza, que se torna uma espécie de mascote da cidadania e segue transmitindo o legado do andarilho, disseminando mensagens de paz, solidariedade e compaixão. O alvo, desta vez, são as crianças, uma vez que são elas que irão se tornar os cidadãos do futuro, com potencial para construir uma sociedade mais justa e harmoniosa. Assim como sonhava o artista de rua, que dedicou sua vida a espalhar a mensagem de que “gentileza gera gentileza”. O Gentilezinha é, agora, seu sucessor nesta nobre missão.

As apresentações acontecem em locais públicos e escolas públicas de diversos pontos da cidade. Gentilezinha e o Mundo Encantado da Cidadania já passou por Acari, Triagem, Colégio, Pavuna, Engenho da Rainha, Tijuca e São Francisco Xavier e já está programada para se apresentar no Nova América, Centro, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Leblon, Ipanema, Irajá e Tomás Coelho, entre outros pontos a serem definidos. Ao todo serão 21 pontos de apresentações, até o período do Natal.



Ao final de cada apresentação são distribuídas cartilhas para colorir, com ilustrações e mensagens de cidadania para reforçar os conceitos apresentados na peça.



Trecho do projeto em comunidades:

https://www.youtube.com/watch?v=PU6ILMXwck8





SINOPSE DA PEÇA

O Gentilezinha convida o público a conhecer seu mundo encantado, o Mundo Encantado da Cidadania. Ele apresenta aos espectadores as Terras da Educação, da Generosidade, da Tolerância, da Honestidade e da Gentileza. Cada terra conta uma história sobre o tema em questão e, de forma lúdica e divertida, a plateia é convidada a interagir para reforçar os conceitos apresentados. Na Terra da Educação, a menina Toinha quer aprender as palavras mágicas do famoso Mágico Raimundi, mas ele é tão mal-educado com ela que ela descobre que as verdadeiras palavras mágicas são acessíveis a todos e podem transformar o mundo. A Terra da Generosidade conta a história do menino e da árvore, que para vê-lo feliz sempre oferece seus frutos, galhos, tronco, para atender alguma necessidade do outro. Na Terra da Tolerância, nenhum animal queria brincar com o Elefantinho só porque ele tinha uma tromba gigante. Depois que ele salva a floresta de um incêndio, é aceito pelos outros animais. Mostramos a importância de respeitar as diferenças e ser tolerante. Na Terra da Honestidade, um imperador faz um concurso para escolher a sua noiva, mas faz uma pegadinha com as candidatas para descobrir qual é aquela mais honesta. Por fim, na Terra da Gentileza, crianças da plateia são convidadas para representar personagens que ajudarão na reconstrução do mundo da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário