domingo, 29 de março de 2015

O CEAP realizou nessa quarta, no Vivo Rio, a 8ª edição do Prêmio Camélia da Liberdade


Aconteceu na noite desta quarta feira (25), no Vivo Rio, a 8 ª edição do Premio Camélia da Liberdade, "Ação Afirmativa, Atitude Positiva", com o CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), que visa premiar iniciativas para as desigualdades raciais e sociais. O nome do prêmio se deve à flor camélia, que era o símbolo que identificava os abolicionistas cariocas.

Com o tema a “Memória e Ancestralidade", o evento reuniu muitas personalidades de variados setores da sociedade negra, com um p​úblico estimado de 2 mil pessoas.

A premiação foi comandada pela atriz Juliana Alves, que se emocionou diversas vezes ao longo da noite e o ator Érico Brás, que estava especialmente despojado. O Duo de atores arrasou.

Os convidados foram ciceroneados no saguão, pelo grupo Rainhas Negras, que estavam belíssimas, com indumentáriasafro. O realizador do evento, Ivanir Santos, um legítimo representante da comunidade negra brasileira, ficou sentado na primeira fila, à abertura da premiação ficou por conta do grupo Jango da Serrinha, que começou entoando uma música à capela, ganhando corpo depois com a percussão, levando o p​úblico ao delírio, mas ​o ponto alto foi quando desceram do palco e movimentaram a plateia fazendo todo mundo dançar.

Bastante entusiasmado o ator Érico Brás, ​fazia questão de enaltecer "o orgulho imenso que sente por ser negro​", "falam que preto e feio, preto não sabe dançar​, olha nós aqui..." (...) Eu quebro protocolos mesmos e nós quebramos...", falou empolgado apontando pra Juliana, lógico, foi ovacionado.

Recebendo o pr​êmio na categoria personalidades, a Mãe Beata de Yemanjá fez um discurso belíssimo dedicado aos negros, emocionando a

todos, ​levando inclusive a atriz Juliana Alves ​ás lágrimas. "Esse pr​êmio é de todos os morros, esse pr​êmio é de toda mulher. (...) Eu sou a guardiã desse prêmio. Esse pr​êmio ​ofereço para negros que tem orgulho de dizer que são negros

​...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário