terça-feira, 26 de abril de 2016

Lançamento do livro 'A Gênese do Discípulo'



No dia 29 de abril, sexta-feira, às 18h, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói se abre para receber todos os católicos, literatos, amigos e sacerdotes para o lançamento do livro A Gênese do Discípulo (Uma relação semântica e toológica de Paulo e João a partir do estudo de Filipenses 3,1-16 e João 15,1-8), escrito pelo Pe. José Otacio Oliveira Guedes. O evento começará com Missa de Ação de Graças e, logo após, o coquetel de lançamento nas dependências da Igreja.

A obra mostra como Paulo e João testemunham, conjuntamente, uma vigorosa teologia do discipulado centrada em Jesus Cristo. O ouvinte-leitor do Evangelho de João atesta tal centralidade a partir da afirmação: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5).

Essa percepção é a mesma do ouvinte-leitor da Carta aos Filipenses, cujo lugar privilegiado de Cristo é indicado ao julgar como "refugo" (Fl 3,8) o que está fora dele, algo sem valor salvífico, sendo vazia a tentativa de "confiar na carne" (Fl 3,4b). A medida do ser do discípulo é a medida de Jesus Cristo! Relativiza-se qualquer tentação meramente conceitual de ser cristão, ou de mera decisão existencial, sem o horizonte das escolhas concretas de Jesus. A existência cristã é a atualização do dinamismo da existência pascalizada de Jesus.

Pela atualidade e pertinência do tema, esta obra constitui uma significativa contribuição, neste momento histórico em que somos convidados a repensar a identidade cristã.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói fica na Rua da Conceição, 216, Centro, Niterói. Estacionamento: Niterói Shopping - Acesso a Igreja pelo estacionamento. Telefone: (21) 2717-0154

Preço de capa promocional de lançamento: R$ 36,32

Entrada Franca



Sobre o autor:

José Otacio Oliveira Guedes nasceu em Minas Gerais, em 1974. Estudou Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e na PUC-Rio, onde é professor de Exegese do Novo Testamento. Ordenou-se padre em 2000.

Atualmente, além da vida acadêmica, exerce o ministério como formador no seminário e como diretor do Instituto Filosófico e Teológico. Dedica-se, também, a acompanhar a Pastoral Universitária na Arquidiocese de Niterói e ao pastoreio de algumas comunidades da periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário