sábado, 17 de novembro de 2018

Evento Expo Religião traz dança, filme e literatura contra a intolerância religiosa


A Expo Religião chega a sua 6ª edição e, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, (sexta a domingo), acontece o maior evento inter-religioso do Rio de Janeiro, que reunirá 21 segmentos religiosos como: Católica, Budista, Hare krishna, Muçulmano sunita, Muçulmana xiita, Umbanda, Matrizes africanas, Espiritismo, Paganismo, Xamanismo, Mórmon, Judeus, Fé bahá'i, entre outras. A proposta é provar que é possível viver em harmonia com entendimentos diferentes de fé. Os interessados poderão conferir a programação gratuitamente, sexta - das 13h às 19h. No sábado e domingo – das 10h às 19h, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

Dirigida pela jornalista Luzia Lacerda, a Expo Religião acontece anualmente. A feira que sempre traz novidades, não só na área religiosa como também na filosófica, oriental, holística e literatura, nessa edição conta com o ambiente descontraído e de design cheio de charme da biblioteca Parque Estadual, que surpreenderá a todos logo na entrada do evento, onde haverá um espaço participativo, para os visitantes escreverem mensagens sobre o que esperam para o mundo. As mensagens se transformarão num painel dos desejos, cheio de energia positiva para o país. E não para por aí. Para mostrar que a fé pode mover o mundo, fazendo dele melhor, estará presente uma instituição de combate ao suicídio, dando informações aos interessados em participar de ações de voluntariado. Um oráculo estará instalado e, em destaque, o portal da fé, local onde estarão unidas as religiões, trará o conhecimento num bate papo descontraído e cheio de respeito ao próximo.

A feira conta também com expositores que estarão vendendo artigos religiosos, curiosidades, entre outras novidades deste universo. Para ampliar a cultura dos participantes, haverá um espaço multimídia com filmes, danças, cinema, espaço para bate papo, palestras. Área de café, e praça de alimentação. A proposta é oferecer em todo ambiente, ações que estimulem o dialogo, a troca, e a vivencia de experiências, além de mostrar que é possível ter união em meio ao grande momento de intolerância que o país vive.

O sábado conta com a presença do Arcebispo do Rio Don Orani Tempesta, entre outras autoridades religiosas.



Crianças também terão seu lugar na Expo Religião

Um espaço Kids, especialmente preparado para os pequenos, foi instalado na estrutura do evento. E não será só de brincadeiras que eles participarão. Todos os dias uma ótima oportunidade para a criançada conhecer a diversidade das religiões, será nas rodas de conversa e bate papo com crianças e adolescentes, onde eles partilharão suas experiências religiosas.

De acordo com a organizadora do evento, Luzia Lacerda, o país passa por momentos difíceis. As pessoas estão preocupadas apenas consigo mesma, se tornando cada vez mais intolerantes e sem amor ao próximo. “O respeito ao próximo e a sua crença religiosa faz com que as pessoas aprendam a entender o universo de cada um. Queremos que todo tipo de crença possa visitar nosso evento, somando ao grande espaço da fé. É preciso aprender a conviver com todas as cresças, e isso que queremos compartilhar, que somos pessoas de fé. Se unirmos nossas forças, construiremos um mundo melhor”, afirma a organizadora e jornalista.

A expectativa do evento é que cerca de 5 mil pessoas passem pela exposição ao longo dos três dias.



Programação

Dia 16 de Novembro (sexta-feira)

Palestra Mitologia dos Orixás Horário: 13h

Palestrante: Adélia Azevedo

Local: Sala 01



Palestra “Desmitificando as Terapias Alternativas e Complementares – Ciência e Espiritualidade em Harmonia” Palestrante: Professor João Camodego

Horário: 13h

Local: Sala 02



Palestra “Poder Legislativo Maçônico: desafios e importância para consolidação da democracia maçônica”

Horário: 14h

Palestrante: Maria Aparecida Santana, Advogada, Professora Universitária, Presidente da Câmara dos Deputados da GLMMB-Grande Loja Maçônica Mista do Brasil

Local: Sala 1



Palestra “O Sagrado Indígena na Atualidade. A diversidade indígena tão presente em outras religiões e o viver indígena na atualidade, como se mantem a religião indígena de 1500 a 2018”

Horário: 14h

Palestrante: Cristiane Santos. Ativista, mediadora, articuladora de grandes eventos Rio+ 20, JmJ, Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e as aldeias do Xingu, atualmente coordena o Oca- Observatório Cultural das Aldeias e está como secretaria da sociedade civil no Coneplir- Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa, indigenista formada pelo curso de extensão em direito da Puc-RJ.

Local: Sala 02



Palestra “Um Encontro com a Deusa Áine” Palestrante: Sacerdote Matheus Cabot

Horário: 14h

Local: Auditório



Palestra “Cura Reconectiva, um processo além da Cura” Horário: 15h Palestrante: Rogélio Peres (Psicoterapeuta e Palestrante do Reconectando O Ser, Mentor/Professor de Cura Reconectiva e Reconexão)

Local: Sala 01



Palestra “Maçonaria Em Defesa de Liberdades. Quem Somos e o Que Fazemos” Palestrante: Coronel Ubiratan Angelo

Horário: 15h

Local: sala 02



Palestra “ O avanço da cultura yorubá no mundo" Palestrante: Babalawo Ifá Odun Olá Orisá Bemin Babalorisá Elias Garcia de Logun Edé

Horário: 15h

Local: auditório



Palestra “Wicca – uma religião de Mistérios” Horário:16h

Palestrante: Sacerdotisa Alana Morgana

Local: Sala 01



Palestra “ A mística Islâmica: Gênios - os Seres de fogo Palestrante: Sheik Hossein Khalillo”

Horário: 17h

Local: Sala 01



Palestra “Como cumprir com nossa missão nessa vida” Palestrante: Munzer Isbelle, coach e divulgador do Islam

Horário: 17h

Local: Sala 02





Dia 17 de Novembro (Sábado)

Visita de Dom Orani Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro

Horário: 11h

Local: Auditório



Palestra “ Xamanismo e a Cura”

Palestrante: Maria Teresa Pereira (membro do Centro Xamânico)

Horário: 11h

Local: Sala 02





Palestra “Candomblé e Gênero. Desafios do Milênio”

Palestrante: Babalorixá Alam de Oxaguian. Professor Alam Cravo. Historiador e Licenciado em História. Pesquisador do processo de formação das primeiras casas de Candomblé na Cidade do Rio de Janeiro, no século XIX. Criador e diretor do grupo Omo Orisa nas redes sociais.

Horário: 12h

Local: Auditório



Palestra “A importância de um Mestre Espiritual” Palestrante: Harinath Dasa - Instituição: ISKCON

Horário: 12h

Local: Sala 01



Filme sobre a Espiritualidade Espirita Apresentação do vídeo O Sagrado Brasileiro- Vivencias nas aldeias, onde aborda a espiritualidade indígena nas outras religiões. Duração: 7 min.

Horário: 12h

Local: Sala 02





Palestra “Muçulmanos Xiitas - Verdades e Mitos sobre a Comunidade” Palestrante: Sheik Hossein

Horário: 13h

Local: Auditório



Palestra “ Bruxaria: Verdades e Mentiras” Palestrante: Claudio Ramos

Horário: 13h

Local: Sala 01



Filme Hare Krsna Horário: 13h

Local: Sala 02



Palestra “A Democracia, a Intolerância e o Estranhamento ao Diferente” Palestrantes: Prof. Julio Tavares, Juca, Dr. Siro Darlan Mediador: Juca Ribeiro

Horário: 14h

Local: Auditório

Palestra “ Maçonaria e Entidades Paramaçônicas: a Formação”

Palestrante: Coronel Ubiratan Angelo

Horário: 14h

Local: Sala 01



A Reconexão - Cura e Evolução para direcionar a sua vida. Palestrante: Malu Nobrega Peres (Psicoterapeuta Multidimensional, Life and Bussiness Coach Master Trainer)

Horário: 14h

Local: Sala 02



Oficina de Ritmos

Ministrante: Moba Taina Vasconcellos

Horário: 15h

Local: Auditório



Workshop Tema: Cultura Védica - A Milenar Cultura Védica da Índia: Berço da Civilização Humana

Abordagens:

1)Krishna e o mundo espiritual;

2) A origem dos universos materiais, os Pushatrayas e a origem do Senhor Brahma

3)A origem dos Vedas e da literatura védica: os 4 Vedas - srutis; smrtis e puranas;

4) A Civilização Védica - dia origem e desenvolvimento na Índia;

5) O sistema de Varnashrama Dharma; 6) A importância do guru e da iniciação espiritual (2° nascimento);

Palestrante: Paravyoma Dasa

Horário: 15h

Local: Sala 01



Palestra “A Vida do Báb – Fé Bahá’í “

Palestrante: Naim Eghrari Moraes

Horário: 15h

Local: Sala 02





Roda de Conversa com crianças e pré-adolescentes

Palestrante: Ayah Isbelle, estudante 13 anos

Horário: 16h

Local: Sala 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário