quarta-feira, 18 de abril de 2018

Shopping Metropolitano Barra promove coleta de sangue em parceria com o Hemorio


O Shopping Metropolitano Barra promoverá nesta sexta-feira, 20 de abril, campanha de doação de sangue para o Hemorio. Os interessados em doar sangue serão atendidos, entre 10h e 15h, em um espaço exclusivo próximo à loja Zara, no piso L2.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum; mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar.

A coleta de sangue dura cerca de dez minutos. O doador tem que fazer um cadastro com documento oficial com foto e responder um questionário para que seja avaliada possível situação ou doença impeditiva. O Hemorio lembra que não há risco de contrair doenças doando sangue e que, após a doação, a pessoa receberá um lanche e informações sobre cuidados básicos após a coleta.

Após o processo, as doações serão utilizadas pela rede de hospitais públicos do Estado, principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc.), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas. O Hemorio – Órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário