quinta-feira, 26 de julho de 2018

Hacking Rio debate tecnologia e inovação para a cidade


Entre os dias 27 e 29 de julho, acontece no Rio de Janeiro o maior hackathon (maratona de desenvolvedores) já realizado no Brasil e na América Latina. O desafio ocorrerá no Hacking Rio, evento de inovação que vai reunir potenciais investidores, especialistas e empreendedores. Promovido pelo movimento Juntospelo.Rio, o evento contará com 42 horas seguidas e intensas de desenvolvimento de novas tecnologias, conferência internacional e fórum de inovação. Serão mais de 1.200 especialistas em tecnologia, design e negócios, unidos pelo desafio de gerar soluções de alto impacto para problemas reais da sociedade e do mercado do Rio. O Hacking Rio acontecerá no Aqwa Corporate, no Porto Maravilha.

A competição de desenvolvedores atrairá times de diversas cidades do Brasil, como Recife, Maceió, São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte, além de equipes de comunidades cariocas como Complexo da Maré e Complexo do Alemão. Serão 15 hackatons simultâneos, onde cada cluster terá seu próprio hackaton com até 100 competidores. Os participantes se dividirão nos seguintes temas: educação, segurança, mobilidade urbana, saúde, turismo, jurídico, economia criativa, energia, jogos, finanças, economia compartilhada e sustentabilidade, alimentos, tecnologia, esporte e indústrias. Os times contarão com o suporte de dez mentores técnicos e cinco especialistas do respectivo segmento.

O projeto mais bem avaliado por uma banca de especialistas receberá a premiação de R$ 15 mil e o direito às patentes dos protótipos desenvolvidos durante o evento. Além disso, a equipe também vai ganhar do Hack Brazil, realizado por alunos do MIT - Massachusetts Institute of Technology (MIT) - e Harvard o “Passe Hacker”, que dá direito ao grupo de participar da Fase Maker (aceleração online com mentoria, workshops e atividades) por cerca de três meses e depois ser elegível a disputar a final nos Estados Unidos. Além disso, o Founder Institute vai oferecer a gratuidade no teste de DNA (50 dólares cada) e uma vaga no próximo ciclo de pré-aceleração no Rio, equivalente a 699 dólares, para o empreendedor com melhor nota. Para finalizar, o Sebrae Rio vai levar a equipe vencedora para se apresentar no Tech Crunch, em setembro, nos Estados Unidos.

“Trata-se de uma autêntica Olimpíada de Desenvolvimento”, garante Lindália Junqueira, co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio. O Hacking Rio é o resultado de discussões conduzidas no Juntospelo.Rio sobre inovação e formas de tornar o Rio uma “cidade inteligente”. O movimento de empreendedores e líderes empresariais apaixonados pelo Rio de Janeiro se uniu para criar e potencializar soluções de problemas por meio da colaboração, da inovação e da tecnologia.

Para comodidade dos participantes, a organização do evento fornecerá alimentação e disponibilizará banheiros para banho. Cada participante deverá levar seu saco de dormir.

Além do hackathon, o Hacking Rio vai contar com outros dois eventos em paralelo: o Rio Summit e o Rio Forum, promovendo uma intensa troca de experiências e de soluções em prol do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário