segunda-feira, 23 de julho de 2018

Rio Criativo Chega Ao São Gonçalo Shopping


O São Gonçalo Shopping recebe, entre os dias 24 e 26 deste mês, a primeira caravana do ciclo do Rio Criativo, incubadora para empreendedores que estejam inseridos em um dos 21 setores da economia criativa. Programa da Secretaria de Estado de Cultura, gerido pelo Templo e com patrocínio da Oi e da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Criativo oferece durante as caravanas, sempre gratuitas, oficinas e palestras para quem já empreende e para quem quer começar um negócio.

Em São Gonçalo, os três dias de imersão, que têm como tema “Empreendedorismo, Inovação e Negócios Sociais”, vão acontecer no auditório do São Gonçalo Shopping, das 10h às 19h. As inscrições podem ser feitas no site do Rio Criativo (www.riocriativo.com). Serão 100 vagas por dia.

Durante os três dias, quem se inscrever vai ter a chance de participar de seis oficinas e também de palestras/mentorias, nas quais poderá conversar sobre seu negócio ou futuro negócio. As oficinas, com duração de quatro horas, têm temas como “Negócios com propósito e inovação social”, “Do propósito ao protótipo”, “Modelos de negócio para o terceiro setor e captação de recursos” e Negócios culturais que geram impacto social”, entre outros.



Ao longo dos próximos 18 meses, 12 cidades do Estado do Rio serão contempladas com caravanas que tratam de temas tão diversos quanto serviços digitais, marketing, branding e empreendedorismo. “Escolhemos vir para São Gonçalo primeiro porque, mesmo sendo a segunda maior cidade do Estado, o município tem uma das maiores taxas de desemprego. Queremos que os moradores se vejam como protagonistas no processo de mudança dessa situação e, por isso, estamos levando as ferramentas e os conhecimentos necessários para que eles possam transformar os problemas em soluções e essas soluções em negócios”, conta Letícia Magalhães, coordenadora de conteúdo do Rio Criativo.



Nos próximos 18 meses, além das caravanas pelos municípios, a capital vai abrigar 13 maratonas para empreendedores. Pessoas de todas as cidades podem participar e as oficinas e palestras/mentorias serão sempre gratuitas. A primeira está marcada para agosto.



Diretor do Rio Criativo, Diogo Oliveira lembra que o programa este ano completou 10 anos, e sempre teve em seu cerne a descentralização das ações de fortalecimento da economia criativa. “Ao todo, já apoiamos mais de 4 mil empreendedores de 45 municípios das 10 regiões do Estado. E é através das caravanas que vamos continuar fortalecendo os empreendedores desses municípios, qualificando cada vez melhor o ecossistema criativo fluminense”, explica Oliveira.



Serviço Caravana Rio Criativo - São Gonçalo Shopping:

Data: de 24 a 26 de julho.

Horário: das 10h às 19h.

Entrada: Gratuita, mediante inscrição no link (www.riocriativo.com).

Local: Auditório.

Endereço: Av. São Gonçalo 100 - Boa Vista.




24/07 – 10h às 14h
Inovação e Gambiarra (Maiko Pinheiro)

Quando falamos de inovação, geralmente pensamos grande: big data, internet das coisas e inteligência artificial. Essa oficina é pra derrubar de vez essa ideia. Nela, você vai aprender a reconhecer a criatividade que mora nas pequenas soluções do dia-a-dia e a transpor esse pensamento para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços.

O que você leva?

· Processos criativos;

· Conteúdo sobre inovação;

· Ferramentas para desenvolvimento e inovação de produtos e serviços.

Pra quem é?

· Empreendedores criativos e sociais;

· Agentes da mudança dos segundo e terceiro setores;

· Quem se interessa por inovação e precisa inovar no desenvolvimento de um produto ou serviço;

· Quem entende inovação como algo distante da sua realidade.



15h às 19h
Empreendedorismo Social: Do Propósito ao Protótipo (Herman Bessler)

Como transformar problema em oportunidade? Nessa oficina, você vai entender o que são negócios sociais e como é possível empreender partindo de soluções para questões que realmente importam pra você.

O que você leva?

· Ferramentas de ideação e criatividade;

· Ferramentas de implementação e execução;

· Entendimento do seu público-alvo;

· Planejamento de protótipo de solução.

Pra quem é?

· Quem sonha em empreender e não sabe por onde começar;

· Empreendedores criativos e sociais;

· Agentes da mudança dos segundo e terceiro setores.




25/07 – 10h às 14h
Modelagem de Negócios Sociais (Dando de Antares)

É possível conciliar lucro e propósito? Nessa oficina, você vai conhecer diferentes modelos de negócio social e aprender a pensar o seu modelo de negócios – a forma como sua empresa captura, gera e entrega valor para o usuário – sem deixar o impacto de lado.

O que você leva?

· Conhecimento sobre modelos de negócios sociais;

· Ferramentas de modelagem de negócios;

· Estruturação da sua proposta de valor;

· Criação de um modelo de negócios focado em impacto.

Pra quem é?

· Empreendedores atuais e futuros;

· Interessados em desenvolver negócios que gerem lucro, porém sem abrir mão do propósito.



15h às 19h
Fluxonomia 4D: Mobilização de Recursos (Melissa Bivar)

Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel – isso é certo. Mas será que somos capazes de enxergar todos os que estão ao nosso alcance? Nessa oficina, você vai aprender com a Fluxonomia 4D a reconhecer as diferentes naturezas dos seus recursos – cultural, ambiental, social e financeira – e a mobilizá-los de forma a tirar suas ideias do papel.

O que você leva?

· Um novo olhar para seus recursos;

· Ferramentas de mapeamento e mobilização de recursos.

Pra quem é?

· Empreendedores criativos e sociais;

· Quem quer tirar um projeto do papel mas sente que não tem os meios adequados e suficientes.




26/07 – 10h às 14h
Gestão de Negócios de Impacto (Murilo Sabino)

O RUAS surgiu para promover o bem-estar e a cidadania da população em situação de rua. O projeto, inicialmente empreendido por 4 pessoas, hoje conta com mais de 40 colaboradores. Nessa oficina, você vai entender como se dá a gestão e a governança de organizações focadas em impacto social e aprender sobre diferentes formas de mobilização de recursos, comunicação para engajamento e organização interna.

O que você leva?

· Direcionamento sobre como mobilizar pessoas interna e externamente;

· Conhecimento sobre diferentes formas de mobilizar recursos;

· Práticas inovadoras de gestão e governança.

Pra quem é?

· Empreendedores criativos e sociais;

· Intraempreendedores;

· Agentes da mudança dos segundo e terceiro setores.



15h às 19h
Empreendedorismo e Articulação em Rede (Taiana Trajano)

Empreender muitas vezes é um ato solitário. Quando falamos de negócios sociais e empreendedorismo de impacto, então, nem se fala. São muitos os desafios. Como tornar, então, a jornada empreendedora menos árdua e solitária? Nessa oficina, você vai aprender sobre o empreendedorismo em rede e sobre formas de se articular com seus pares de maneira a resolver problemas que importam e a potencializar o impacto do seu negócio.

O que você leva?

· Conhecimentos sobre redes e empreendedorismo em rede;

· Aprendizados sobre como mobilizar sua rede de forma a potencializar seu negócio;

· Desenvolvimento de uma atitude mais empreendedora e colaborativa.

Pra quem é?

· Empreendedores criativos e sociais que querem ampliar seu impacto;

· Agentes de mudança que se sentem solitários em sua jornada empreendedora ou intraempreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário