segunda-feira, 28 de março de 2016

Polo Rio Antigo mobiliza-se para salvar a Vesuvio


A Associação Polo Novo Rio Antigo, entidade que representa os comerciantes da região, apoia a conservação e a permanência da Vesuvio Carioca, loja especializada em guarda-chuvas que há 70 anos ocupa o número 35 da Rua da Carioca e, hoje, está ameaçada de despejo pelo grupo Opportunity. A decisão está nas mãos da 10ª Vara Cível do TJ do Rio de Janeiro e deve sair a qualquer instante.

Carlos Thiago Cesário Alvim, presidente do Polo, reforça a necessidade de combater a especulação imobiliária na área, tradicional região da cidade que abriga comércio centenário e característico. ‘Nós, cariocas, gostaríamos de saber qual é a real intenção do banqueiro Daniel Dantas ao adquirir 18 casarões na Rua da Carioca e fixar aluguéis proibitivos? Não queremos que a Vesuvio tenha o mesmo triste destino da centenária Guitarra de Prata, que se viu obrigada a fechar as portas em 2014’, declara Thiago.

Vale salientar que, em 2013, o Prefeito Eduardo Paes decretou a criação do Sítio Cultural da Rua da Carioca e tombou nove imóveis, entre eles os casarões da Vesuvio, da Guitarra de Prata e do Bar Luiz – que viveu recentemente situação muito semelhante e conseguiu manter-se em funcionamento. Em 2014, Paes chegou a decretar a desapropriação dos imóveis, mas o processo ainda aguarda conclusão na Justiça.

O Polo Novo Rio Antigo solidariza-se com o associado Armando Lauria Jr., dono da Vesuvio, e reivindica junto às autoridades uma solução para a problemática enfrentada pelos empresários da região, a fim de que possa ser preservada a história dessa importante rua do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário