sábado, 2 de junho de 2018

ARRAIÁ FEIRA VIDA LIBERTA



A importância do modelo de economia que prestigia pequenos produtores, alimentos orgânicos e sem crueldade, reciclagem e descarte consciente de lixo foi evidenciada pelo impacto da greve dos caminhoneiros. A Feira Vida Liberta chega a sua 12ª edição incentivando essa conscientização sem abrir mão da alegria e diversão. Dias 9 e 10 de junho, das 12h às 19h, haverá Arraiá da Vida Liberta, no Galpão Gourmet, na Freguesia, com entrada gratuita, celebrando as festas juninas. A Feira Vida Liberta integra a seleção de atividades da Virada Sustentável Rio 2018.

O conceito de comércio justo e inclusivo com atenção ao impacto social e ambiental é parte da essência da Vida Liberta. Na área gastronômica, há oferta de comida vegana, sem glúten, integrais, orgânicas e é vedada a venda de frituras. Exposição e venda de moda sustentável, cosméticos naturais, óculos feitos de bambu, vasos e mudas para horta urbana, elementos artesanais, arte com pigmentos naturais, além de feira de adoção de filhotes (uma média de 10 adoções por evento) e espaço para recepção de alimentos e agasalhos a serem doados para o projeto Arrastão de Luz dedicado aos moradores de rua. Embalando a feira, a Vida Liberta promove palestras de autoconhecimento, aulões de yoga e meditação e shows. O evento é aberto a pessoas de todas as idades.

Todos os resíduos gerados no evento são enviados para reciclagem, são utilizados copos retornáveis para diminuir a geração de lixo e os organizadores pedem aos expositores que evitem o uso de embalagens plásticas. Os expositores mais sustentáveis recebem uma premiação em dinheiro. Ao longo da existência da Vida Liberta - oito edições em Ipanema e três no Downtown, na Barra – diminui a quantidade de lixo descartado apesar do aumento no número de participantes. Na edição de fevereiro, com 4 mil participantes, foram descartados 3,8 kg de papel e papelão, 4,1 kg de vidro, alumínio 2,5 kg, garrafa pet 2,8 kg e 0,5 kg de resíduo orgânico.

A Feira Vida Liberta é criada e organizada pelos irmãos Gustavo e Catarina Goldani, ele engenheiro e instrutor de yoga, ela nutricionista. Pela primeira vez, eles realizam a feira na Freguesia, bairro onde moram.

ROTEIRO

Arraiá Feira Vida Liberta

Data: 9 e 10 de junho (sábado e domingo)

Hora: 12h às 19h

Local: Galpão Gourmet – Rua Ituverava, 665 – Freguesia

Entrada: Gratuita

Os organizadores recebem alimentos e agasalhos para doação ao projeto Arrastão de Luz.



Vídeo: https://www.facebook.com/vidaliberta/videos/611156469226263/

Nenhum comentário:

Postar um comentário