sábado, 31 de outubro de 2015

Eposição 'Do Outro Lado do Desenho', na Galeria Scenarium



O artista e escultor mineiro Leo Santana inaugurou sua nova exposição ‘Do Outro Lado do Desenho’, na Galeria Scenarium, localizada no Centro Antigo do Rio de Janeiro. Mundialmente conhecido por sua obra Drummond no Calçadão, instalada desde 2002 em Copacabana, o artista escolheu a cidade como ponto de partida para apresentar a diversidade da sua obra em uma nova trajetória. Em homenagem ao aniversário do poeta, comemorado no dia 31 de outubro, Leo criou uma réplica da escultura que acompanhará a exposição por outros lugares do país.

Em 25 anos de criação, a escultura em bronze tem sido a manifestação principal do seu trabalho em diversos espaços públicos do Brasil e do exterior. Eternizadas em bronze, figuras importantes das artes e da história brasileiras foram homenageadas pela contribuição inestimável que deram à nossa cultura. A principal característica das esculturas em bronze de Leo Santana, figuradas em tamanho natural, é o fato de se relacionarem no mesmo nível do chão, sem pedestal, com o público circundante. Talvez por isso, Drummond no Calçadãoseja, atualmente, um dos monumentos públicos mais visitados, fotografados e abraçados do Rio de Janeiro.

Na obra de Leo Santana, a vivência do tridimensional amadureceu e ele vem encontrando, em sua trajetória criativa, “grande satisfação em experimentar o outro lado do objeto desenhado”. Assim, para essa nova exposição, serão apresentadas peças em bronze, de dimensões variadas, que dialogam com desenhos especialmente criados a partir da observação do artista destas mesmas esculturas. Do outro lado do desenho está o vulto pleno, a tridimensionalidade, o movimento.

O jogo entre claro e escuro, presente tanto no desenho quanto nas esculturas, será explorado em toda a exposição. “Os volumes são feitos de claros e escuros. No desenho, o artista desenha a sombra. Na escultura, a sombra surge pelo volume criado pelo artista. Essa inversão do processo, de criar desenhos utilizando esculturas como modelos, poderá ser percebida pelo público durante a exposição”,explica o artista.

O histórico casarão do século XIX, totalmente restaurado e situado no coração do Rio Antigo, foi escolhido por Leo Santana para expor suas obras em razão da riqueza de contrastes presentes no lugar. A Galeria Scenarium é um espaço multicultural que reúne nos três pavimentos uma pequena parte do acervo de antiguidades e relíquias dos sócios do Grupo Scenarium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário