sábado, 27 de maio de 2017

Exposição “Gentileza faz 100 anos” chega à Central



Depois de percorrer as estações de metrô de São Conrado e Coelho Neto, a exposição “Gentileza faz 100 anos” chega à estação da Central, com peças do acervo do Profeta Gentileza, famoso pela frase “gentileza gera gentileza”.

A mostra traz fotografias de objetos pessoais de José Datrino, o andarilho que propagava a paz pelas ruas da cidade, em 13 painéis espalhados pela estação. No dia 9 de junho será a vez de Jardim Oceânico receber a exposição, que fica por lá até o dia 23 de junho. O projeto é uma iniciativa da Agência Trinity, com apoio do MetrôRio e do Instituto Invepar.

As celebrações são parte do projeto “Gentilezinha” - um personagem na figura de um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza e que se torna uma espécie de mascote da cidadania -, realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS). A exposição celebra a memória do aniversariante, expondo seu legado particular através de objetos pessoais do acervo guardado há décadas pela família. Um rico material com itens nunca vistos antes e que trazem novamente ao contato do público o universo poético e lúdico do Profeta Gentileza e a sua dimensão política, estética e cultural, através de fotografias em painéis de PVC e totens interativos.

Para muita gente, a imagem de Gentileza - falecido em 1996 aos 79 anos -, está associada a de um fanático que passava a vida pintando paredes. Mas quem conviveu com ele garante que na mesma figura singular também conviviam o artista popular, o homem do interior inconformado com as injustiças sociais, o poeta, o pintor e o religioso. E parte do legado dessa vida profícua será contado através de teatrinhos socioeducativos encenados em comunidades ao redor das estações do MetrôRio.

Serviço::Exposição “Gentileza faz 100 anos”

Durante o horário de funcionamento do metrô

Estação Central: Data: de 26/05 a 08/06

Estação Jardim Oceânico: Data: 09/06 a 23/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário