terça-feira, 7 de julho de 2015

FEVEST 2015 apresenta as principais tendências da moda íntima para a próxima temporada



As principais tendências da moda íntima para a temporada de primavera/verão 2016 serão apresentadas na 25ª FEVEST - Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, que acontece no Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 02 e 04 de agosto. Considerada a maior feira de lingerie da América Latina, a FEVEST reunirá, este ano, cerca de 100 expositores entre confeccionistas e fornecedores.

Voltada para compradores de todo o Brasil e do exterior, a FEVEST destaca as principais tendências da moda nos segmentos de confecção íntima, praia, fitness e matéria-prima. Além de lançar tendências, Nova Friburgo é reconhecida como a Capital Brasileira da Moda Íntima por ser o maior polo fabricante de lingerie do Brasil e, a FEVEST, o principal evento de negócios do setor.

Em agosto, a feira ocupará uma área total de 12 mil m², com estandes das indústrias de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia. Os organizadores preveem 10 mil visitantes e um incremento de 4,5% no volume de negócios em relação a 2014, quando a comercialização de produtos ficou em torno de R$ 48 milhões. A expectativa para este ano é ultrapassar os R$ 50 milhões, segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ – Sindvest, realizadora do evento.

Entre as novidades desta edição, os expositores destacam novos modelos plus size, peças com plissado e pregas, além da apresentação de peças de moda inclusiva, criações voltadas para valorizar e facilitar a vida de mulheres e homens com necessidades especiais, como sutiãs para mulheres mastectomizadas, artigos com aberturas diferenciadas para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos, entre outros. As principais peças das coleções produzidas pelos expositores serão apresentadas em dois desfiles coletivos no primeiro dia do evento, o domingo, 02 de agosto.



A FEVEST é uma realização do Sindicato das indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região – Sindvest; uma promoção do Senai/Firjan e Sebrae; com patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal; apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Rede InterTV, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil; e organização da Teia de Eventos.




Ação Social



A cada edição, a FEVEST apoia uma instituição com atividades de cunho social. Em 2015, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é a entidade selecionada, com foco em crianças e jovens portadores da Síndrome de Down.



Estimativas do Movimento Down esclarecem que o número de portadores da síndrome, no Brasil, ultrapassa 270 mil pessoas. Esse cálculo pode chegar a 300 mil pessoas, segundo a organização Projeto Down. Nos Estados Unidos, por exemplo, a National Down Syndrome Society (NDSS) informa que, a cada 691 bebês, um é portador da síndrome, o que equivale a uma população de mais de 400 mil pessoas.



Entre as ações de apoio à causa, haverá o lançamento de um calendário para 2016 destacando portadores da Síndrome de Down, que está sendo produzido pelo grupo “Loucos por lingerie”, tendo como fonte inspiradora a história de Peter Pan na Terra do Nunca. O grupo, formado por amigos de diferentes áreas profissionais ligadas à moda, tem como o objetivo apoiar, voluntariamente, causas sociais que elevem a autoestima.



A APAE de Nova Friburgo terá um estande na FEVEST, onde os mil calendários, doados pelo Sindvest, estarão à venda, e toda a renda arrecadada com essa ação será revertida para a instituição, que pretende reforçar o apoio a projetos desenvolvidos com os portadores da Síndrome de Down.

O Polo de Nova Friburgo

O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região reúne 1.324 confecções sindicalizadas. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. As confecções de pequeno, médio e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno.

No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 24 mil postos de trabalhos, sendo 10 mil diretos e 14 mil indiretos. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil.

Senai Moda


A FEVEST é uma grande oportunidade de fomentar negócios, de fortalecer as marcas dos participantes e, principalmente, de manter o posicionamento do Polo de Nova Friburgo nos âmbitos nacional e internacional. “Um Fórum de Tendências e o Projeto Novos Talentos, entre outras ações, vão motivar a competitividade das empresas no Estado do Rio de Janeiro”, destaca a especialista em moda do Senai, Milena Cariello.

O projeto Novos Talentos terá a participação de estudantes de modelagem, costura e mecânica do Senai Moda, somando esforços dessas diferentes áreas na construção de peças conceituais que, depois de fotografadas, serão expostas no gradil em frente ao Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo.

Outra ação de destaque é o ‘Despertar para Moda’, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Francisco Faria e que envolve meninas do time feminino de futebol do instituto, que criam seu próprio uniforme para, depois, serem finalizadas pelas costureiras em formação pelo Senai.

Meio Ambiente

Além das ações de moda e empreendedorismo, a FEVEST também se preocupa com o meio ambiente. Pensando nisso, o Sistema FIRJAN está à frente do Projeto Tecnologia Socioambiental de Descarte Responsável dos Resíduos da Indústria da Confecção, em parceria com as empresas Lucitex, CTS Ambiental, Senai Moda e Design e Senai Cetiqt.

O programa atua como ferramenta para a análise da produção têxtil da indústria de moda íntima, promovendo melhorias a partir dos processos de compras, eco eficiência no desenvolvimento dos produtos, redução e descarte correto dos resíduos, assim como diagnóstico qualitativo e quantitativo dos resíduos oriundos do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo.

FEVEST 2015 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima

Data: 02, 03 e 04 de agosto de 2015

Horário: 12h às 19h

Local: Nova Friburgo Country Clube

Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

Credenciamento e programação: www.FEVEST.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário