sexta-feira, 1 de julho de 2016

Estão abertas as inscrições do Festival de vídeos “Curta com Vida” e tem como tema educação no trânsito



O Festival Curta com Vida, é uma competição de vídeos promovida pelo Automóvel Clube Brasileiro - ACBr, com o apoio institucional da Federação Internacional do Automobilismo - FIA, e o patrocínio da Bosch, da rede Bosch Service e da FIA Foundation (através do Road Safety Grant Programme). O objetivo é incentivar profissionais e o público em geral a produzirem vídeos que serão utilizados como material de apoio para promover a educação no trânsito, a fim de diminuir o alto índice de acidentes e mortes nas ruas ou estradas.

O tema orientador para a criação, roteiro e produção dos vídeos é "Trânsito e Vida". Como informação básica para os participantes, o número de mortes nas ruas e estradas brasileiras pouco diminuiu nos últimos três anos, enquanto os casos com invalidez permanente cresceram significativamente. No total, houve mais acidentes e, de acordo com a realidade brasileira, existe a presença marcante de acidentes com motocicletas, ciclistas e pedestres (fonte DPVAT).


Nesse cenário, existe uma questão fundamental que se chama Educação, a qual pode ser analisada segundo dois pontos de vista: (a) o pessoal – educação da pessoa, no sentido de se comportar civilizadamente no trânsito, no respeito ao outro, não extrapolando os limites de velocidade, não fazendo ações de ultrapassagem que coloquem em risco os pedestres, toda aquela educação que a pessoa deve ter para conviver em sociedade, e; (b) a educação em uma dimensão profissional, quando a abordagem não é pessoal no sentido de comportamento ao volante, mas sim quando vinculadas à atividade profissional de pessoas que contribuem (ou não) com os acidentes, principalmente se considerarmos aspectos como treinamento, conscientização e a manutenção preventiva de veículos.




O Festival Curta com Vida oferece seu apoio ao programa UN Década de Ações pela Segurança Viária 2011-2020, o qual nasceu de uma ação conjunta da Organização Mundial da Saúde - OMS e da Organização das Nações Unidas - ONU, em busca do bem-estar coletivo em todo o mundo. O Presidente da FIA, Sr. Jean Todt, foi nomeado enviado especial da ONU e mobilizou autoridades e lideranças internacionais pela causa, além de todos os clubes membros, a exemplo do ACBr.



Quando do lançamento dessa iniciativa global, há cinco anos, monumentos em todo o mundo foram iluminados de amarelo, como uma forma de chamar a atenção para o alto índice de mortes e sequelas causadas por acidentes no trânsito. No Brasil, capitaneado pelo Automóvel Clube Brasileiro e pela FIA, o Cristo Redentor chamou atenção ao ser iluminado, imagem essa que percorre o mundo, desde então.



O Festival Curta com Vida premiará dois vídeos, sendo um através de Júri Popular, com votação pela internet e, o outro, por um Júri Técnico. O vencedor de cada categoria receberá dois ingressos para a próxima competição de Fórmula 1, em São Paulo, com direito a um acompanhante, além de toda infraestrutura de passagem, translado e hospedagem. A premiação será realizada em conjunto com visita programada na área do paddock, com registro e depoimentos.



A rede Bosch Service premiará os dois vencedores com revisão veicular em uma de suas oficinas próprias, em qualquer local do Brasil, enquanto o Automóvel Clube Brasileiro – ACBr os premiará com uma anuidade do serviço de assistência veicular 24 horas. Os dois vídeos vencedores, juntamente com os classificados em 2º e 3º lugares nas duas categorias, serão inseridos em um DVD para distribuição nacional com aplicação em campanhas de educação no trânsito e segurança viária. Os seis vídeos (em formato streaming e com legendas em inglês, francês e espanhol) serão distribuídos aos demais clubes-membros da FIA, em cerca de 140 países, ampliando as possibilidades de o Brasil contribuir com os programas globais de mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário