quarta-feira, 20 de maio de 2015

8º ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL – BRASIL, ÁFRICA E CARIBE – De 27 de maio a 03 de junho


A 8º Edição será o primeiro evento voltado para a Cidade após a reinauguração do Cinema Odeon, além de filmes e debates na Biblioteca Parque Estadual e MAR

A mostra traz uma seleção com 33 filmes de cineastas negros brasileiros, e outros 30 filmes africanos e de sua diáspora, oriundos dos Estados Unidos, Caribe, Europa e África. Entre os destaques internacionais estão os documentários e ficções ganhadores do último FESPACO – Festival Panafricano de Cinema de Ouagadougou/Burkina Faso, o mais importante do continente africano, e filmes que também chamaram a atenção em outros grandes festivais.

O ENCONTRO DE CINEMA NEGRO que, no último ano, recebeu como adendo o nome de seu criador ZÓZIMO BULBUL, falecido em 2013, atesta o notável crescimento de jovens realizadores negros através de curtas, médias e três longa-metragens lançados a partir de 2014. Conforme alega o curador, Joel Zito Araújo, “o crescimento de inscrições este ano foi 3 vezes maior do que no ano passado, resultando em uma seleção que demonstra o crescimento de núcleos fortes de cinema negro na Bahia, em SP e no RJ, além de uma produção que também acontece em quase todas regiões brasileiras, com uma diversidade temática e de estilos com filmes focados em temas políticos, sociais, antropológicos e artísticos.”

O ENCONTRO TRARÁ 13 cineastas convidados internacionais de diversas regiões da África como Mali, Senegal, Etiópia, Guiné Conakry e Nigéria, como dos Estados Unidos, Inglaterra e Cuba. Os mais notórios são, Cheik Fantamadi (Guiné Conakry), Cheick Omar Sissoko, ex-ministro da Cultura do Mali, Mamadou Sisse (Mali), Hernon Haile (Etiópia), Andrew Dosomuno (Nigéria), Yoruba Richen (EUA), Rachel Perkins (EUA) e Talibah Newman (EUA). Conforme Biza Viana, diretora geral do Festival, seguindo sua tradição, o Encontro este ano tem como homenageado o cinema negro norte americano e o ator Grande Otelo que faria 100 anos em 2015.

“Os Encontros têm a intenção de formar uma plateia que possa se identificar e se espelhar com ela mesma através da realidade do seu povo de origem. Os Encontros de Cinema Negro são realizados para fortalecer a nossa auto-estima como afro-brasileiros. Somos fruto da Diáspora Africana e através dos Encontros de Cinema nos aproximamos do nosso continente de origem o que antes desconhecíamos por completo pela falta de comunicação. Ao fortalecer nossa relação com a África estamos fortalecendo o nosso trabalho aqui no Brasil. Precisamos solidificar as relações com os amigos cineastas no Brasil, vindos de alguns Estados, unindo seus olhares, para difundir para todo o país um conceito de Cinema Negro, que quando começamos, poucos achavam que conseguiríamos ter continuidade. Axé!! Temos um longo caminho a percorrer juntos, mas como diz Jefferson De: “a porta foi aberta, empurrada com força, e há luz no fim do túnel!”, defendia Zózimo Bulbul

“Estamos celebrando a realização do 8º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe - Zózimo Bulbul, em 2015, através do lançamento do Ciclo de Debates de Cinema e Literatura, na Biblioteca Parque Estadual. O Centro Afro Carioca de Cinema tem o objetivo dar continuidade ao trabalho que Zózimo Bulbul nos deixou e valorizar cada vez mais a produção cinematográfica negra. Zózimo lutava para que os Encontros de Cinema proporcionassem mais visibilidade para o cinema negro no Brasil e dizia que ainda não tínhamos uma produção correspondente ao número de afro-brasileiros no pais”, atesta Biza Vianna.

São patrocinadores do 8o Encontro - BNDES, Correios do Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro.



Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

End. Praça Floriano, número 7 / Cinelândia

Capacidade: 550 lugares

R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia)

Formas de pagamento: dinheiro e cartões de debito



Biblioteca Parque Estadual

End. Avenida Presidente Vargas, 1261 / Centro

Telefone: 2332 7225

Filmes e debates no Auditório da Biblioteca

Capacidade 90 lugares

Entrada Franca



MAR – Museu de Arte do Rio

End. Praça Mauá, 5 / Centro

Telefone: 3031 2741

Filmes e debates no Auditório – 5º andar

Capacidade: 103 lugares

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário