sábado, 6 de junho de 2015

Shoppings do grupo Partage promovem ações sustentáveis


Antenado às novas tecnologias sustentáveis, o grupo Partage tem realizado diversas ações em todos os seus shoppings. Com empreendimentos nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul do país, o grupo promove práticas de sustentabilidade com o objetivo de despertar a consciência ambiental nas equipes responsáveis pela administração dos empreendimentos.

Em fase de pré-inauguração, o Partage Shopping Rio Grande, no Rio Grande do Sul, por exemplo, já nasce alinhado com essa proposta. Presente na estrutura do shopping, o Tanque de Água Gelada (TAG) é responsável pelo abastecimento dos aparelhos de ar condicionado. A estrutura possui 12 metros de diâmetro, 27 metros de altura e capacidade para armazenar três milhões de litros de água com temperatura de seis graus. “O sistema comum gera muito consumo de energia, enquanto que o de água gelada tem um custo de instalação alto, porém é mais econômico. A curto prazo é uma ação com ganho ambiental visível”, explica Valdemar Tadashi, engenheiro responsável pela obra do empreendimento.

O Boulevard Shopping São Gonçalo, no Rio de Janeiro, realiza a reciclagem de materiais como papelão, plástico e latinhas (descartados das lojas e restaurantes), além do descarte e descontaminação de lâmpadas fluorescentes e água de reuso nas descargas dos sanitários para clientes. O shopping também promove ações que visam economia de água e energia elétrica, como a instalação de arejadores nas torneiras, lâmpadas led em 100% do mall, sensores de presença nas escadas rolantes, aproveitamento de luz natural (skylight) e a redução de custo da energia em horário de pico, utilizando um tanque de água gelada para abastecer os motores dos condicionadores de ar das lojas (TAG).

Outro estabelecimento que se preocupa com o meio ambiente é o Partage Norte Shopping Natal, no Rio Grande do Norte. Há seis anos, o shopping faz a separação de papel, papelão, alumínio e plástico. Em parceria com algumas empresas, todo o lixo seco produzido no empreendimento é separado, prensado e vendido às empresas responsáveis por reciclar esse material. Além disso, o óleo dispensado por algumas lojas da praça de alimentação não é jogado na natureza. Periodicamente essa substância é recolhida e reaproveitada, como na fabricação de sabão, por exemplo.

“Hoje em dia, na contratação de qualquer empresa terceirizada, exigimos sempre os selos de certificações relacionados ao meio ambiente. Desde o grosseiro lixo de construção até a separação refinada com lâmpadas fluorescentes, fazemos o possível para incentivar e adotar medidas sustentáveis. O Partage Norte Shopping sempre fez questão de tomar um posicionamento ecologicamente consciente”, explica Wellington Souza, Gerente de Operações.

Já o Partage Shopping Campina Grande, na Paraíba, realiza há 13 anos a coletiva seletiva e desde 2003 o reuso de água da chuva. Usando o princípio dos 3R’s (redução, reutilização direta dos produtos e reciclagem de matérias) anualmente o shopping recicla aproximadamente 6 toneladas de ferro, 15 toneladas e meia de papelão, 360 quilos de alumínio e 2.880 quilos de plástico. O superintendente Arlindo Diniz, explica que “além da reciclagem de lixo realizada diariamente, ainda existe o projeto de captação de água dos telhados que foi implantado no shopping para o aproveitamento nos jardins e banheiros (mictórios e descargas), visando otimizar o correto isso das águas. Apesar o baixo índice pluviométrico, registrado nos últimos anos, a implementação e divulgação da captação tem contribuído para a conscientização da escassez hídrica, bem como, reduzir o consumo no shopping”, explica o superintendente.

Buscando reduzir cada vez mais o consumo de energia, o centro de compras do Metropolitan Shopping Betim, em Minas Gerais, adotou algumas ações que promovem sua autossuficiência energética. Recentemente, o circuito de alimentação dos geradores a diesel foi ampliado, passando a atender também as lojas do mall no horário de ponta do sistema elétrico brasileiro. Neste período do dia acontece uma maior utilização de equipamentos, afetando diretamente a disponibilidade do sistema de geração e distribuição de energia elétrica. “Essa ação contribui diretamente para a diminuição na solicitação de carga justamente no período em que o sistema é mais exigido, o que significa uma importante contribuição do shopping para evitar a falta de energia.”, explica Rodrigo Pereira, superintendente do Metropolitan.

Desde sua construção, o shopping foi pensado dentro de princípios ecologicamente sustentáveis. Todo do telhado do shopping conta com uma rede de drenagem, que faz a captação de água da chuva para a reaproveitamento. O armazenamento é feito em sistema próprio, com capacidade total de 600 mil litros de água. A água coletada é tratada e bombeada para utilização em descargas dos banheiros, lavagem dos pisos e das docas, além de irrigação dos jardins e demais áreas de paisagismo. “Principalmente nesses tempos de crise, o Metropolitan faz sua parte preservando os recursos hídricos ao reutilizar a água em áreas com essa possibilidade”, conclui Rodrigo.

Sobre a Partage:

O Grupo Partage foi criado em 1997, com sede na cidade de São Paulo. Na divisão Shopping Centers seu portfólio reúne nove unidades, sendo seis em operação e três em processo de construção.

O primeiro empreendimento do grupo foi o Boulevard Shopping São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Também estão em operação atualmente o Partage Shopping Mossoró (Rio Grande do Norte); o Partage Norte Shopping Natal (Rio Grande do Norte); o Partage Shopping Campina Grande (Paraíba); o Metropolitan Shopping Betim (Minas Gerais) e o Partage Shopping Parauapebas (Pará).

Três novos shoppings estão em fase de planejamento e construção: o Partage Shopping Rio Grande (Rio Grande do Sul), o Partage Shopping Divinópolis (Minas Gerais) e a mais recente aquisição do grupo: o Partage Shopping Rio Sierra (Paraíba). A empresa totaliza 270.000 m² de ABL e gera cerca de 25 mil empregos diretos.

www.partageshopping.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário