segunda-feira, 6 de junho de 2016

Quabales – Projeto sócio-educativo que tem Ivete Sangalo como Madrinha e Marivaldo dos Santos, único brasileiro do grupo Stomp, está no Rio e une percussão e performance



Quabales é um projeto sócio educativo desenvolvido com crianças e adolescentes na comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Ele é tocado pelo baiano Marivaldo dos Santos, único integrante brasileiro do grupo STOMP – um dos mais famosos e populares de Nova York, com apresentações fixas na Brodway e no Brasil conta com Ivete Sangalo como madrinha.

A ideia do grupo é gerar som através do corpo e objetos do cotidiano: vassouras, latas de lixo, caixas de fósforo, pneus, que resultam em dança, música e performance teatral misturadas.

Com base na experiência de anos no STOMP, Marivaldo montou em Salvador o Quabales. Ele une a didática do STOMP com a percussão baiana, afim de ensinar aos jovens da comunidade a prática percussiva a partir de objetos do cotidiano, aproximando esse público da vivência da música e da arte.

Marivaldo estará no Rio de Janeiro entre os dias 08 e 15 de junho, quando o grupo vai realizar algumas performances por aí com o grupo.

Seguem links da apresentação do grupo, que é um pouco do que eles farão no Rio de Janeiro.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=15Z8-nKqm_Q

https://www.youtube.com/watch?v=ThTsmSGwnzw

Sobre Marivaldo

Marivaldo dos Santos é brasileiro radicado em Nova York. Há mais de uma década é integrante de um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, o STOMP, em cartaz na Broadway há mais de 20 anos.

Marivaldo vem de uma comunidade de Salvador e nunca desviou o olhar de suas raízes. Assim, há 4 anos criou o Quabales, um projeto socioeducativo desenvolvido no Nordeste de Amaralina, seu bairro de origem. Nele são oferecidas oficinas gratuitas de percussão, teoria musical, expressão corporal, break dance e violão, além de um arrastão percussivo durante o carnaval regional e no circuito oficial em Salvador. A partir daí ele criou o grupo performático onde mistura a linguagem do Stomp com a percussão Baiana e a música brasileira.

O grande diferencial do projeto é a utilização de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado. É transformar o lixo em cultura, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprendizado e a prática de uma estética inovadora no cenário artístico nacional. Além disso, incentiva e desperta a criatividade, a conscientização sobre a importância da reciclagem e dos processos de criação coletiva.

Marivaldo dos Santos está visitando o Brasil para divulgação do projeto no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário