quarta-feira, 8 de junho de 2016

Salão do Livro para Crianças e Jovens começa dia 8 de junho no Rio

Com duração de 12 dias e extensa programação, 18ª edição do evento homenageia a Espanha

Seminários, encontros, performances, debates e lançamentos literários. A intensa programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que será realizado de 8 a 19 de junho, é voltada para famílias e comunidades escolares, com ênfase na importância da leitura na formação dos estudantes. Promovida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a mostra terá duração de 12 dias e vai ocupar o Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, reunindo escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil.

O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens conta com patrocínio da Petrobras, via Lei de Incentivo da Secretaria do Estado de Cultura, e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), integrando o Circuito Cultural Rio, idealizado pela SMC e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016. Conta ainda com os seguintes apoios e parcerias: Secretaria Municipal de Educação (SME), Riotur, Instituto C&A, Instituto UK’A, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Movimento Brasil Literário (MBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Com a colaboração das editoras, a FNLIJ distribui, gratuitamente, desde a terceira edição do evento (em 2001), um livro para cada uma das crianças e jovens que comparecem ao Salão. É uma forma de compartilhar conhecimento, incentivar a leitura em casa e integrar a família. No ano passado, foram doados 23.776 exemplares. As obras também podem ser compradas nos estandes das editoras, sendo vetados títulos didáticos, religiosos, de referência ou fora da categoria infantil e/ou juvenil. Para a 18ª edição do Salão FNLIJ, são esperados 40 mil visitantes, cinco mil a mais do que em 2015. No ano passado, foram 71 lançamentos, 54 conversas, 84 leituras, 28 encontros com autores e 22 performances de ilustradores.


PAÍS HOMENAGEADO EM 2016: ESPANHA

Este ano, o país homenageado pela FNLIJ será a Espanha. Em 2015, foi encerrado um ciclo de três anos em que a literatura infantil e juvenil de países latino-americanos se destacou. Entre os convidados espanhóis do Salão, já confirmaram presença os escritores Maite Carranza, Gemma Lienas, Ledicia Costas e Alfredo Gómez Cerdá. Os ilustradores Javier Zabala, Xán López Domínguez e Maite Gurrutxaga também comparecerão ao evento, assim como as especialistas Teresa Corchete, Maria Jesús Gil (representando a OEPLI, seção espanhola do IBBY), Teresa Colomer e Mónica Fernández, Subdiretora-Geral de Promoção do Livro, da Leitura e das Letras do Ministério da Cultura da Espanha.

Na abertura do Salão, serão entregues os prêmios FNLIJ 2016, correspondentes à produção de 2015. A lista completa dos vencedores estará disponível no site em breve.
 
OS CONVIDADOS E AS EDITORAS


Entre os brasileiros que já asseguraram presença estão Ana Maria Machado, Nilma Lacerda, Marina Colasanti, Roger Mello, Odilon Moraes, Luciana Savaget, Adriana Falcão, André Neves, Fernando Vilela, Gustavo Bernardo, Guto Lins, Ivan Zigg, Karen Acioly, Leo Cunha, Luciana Sandroni, Luiz Antonio Aguiar, Marcelo Pimentel, Eliardo e Mary França, Nilma Lacerda, Renato Alarcão, Rosa Amanda Strausz, Rui de Oliveira, Stela Barbieri e Ziraldo.

As editoras expositoras serão: Cia das Letras, Global, Moderna, Nova Fronteira, Paulinas, Paulus, Rocco, Rovelle, Verus, Zit, Autêntica, Cereja, Brinque-Book, Ciranda Cultural, DCL, FTD, Girassol, Globo, Intrínseca, Jovem, Melhoramentos, Salamandra, Panda, Positivo, Pulo do Gato, Record, Sextante, Saraiva, Ática, Scipione, Vergara & Riba,WMF Martins Fontes, Escarlate, Editora do Brasil, Ediouro, Bertrand Brasil, José Olympio e Paz e Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário