quarta-feira, 1 de abril de 2015

Startup MedMe vence a edição Startup Weekend Change Makers Rio de Janeiro


O Startup Weekend Change Makers - evento global de empreendedorismo que inspira pessoas a aplicarem seus talentos e habilidades para criar negócios sociais - aconteceu no último final de semana no Rio de Janeiro e em mais 5 cidades ao redor do mundo. A edição carioca recebeu mais de 500 participantes entre mentores, banca, participantes e plateia. Das 30 ideias apresentadas, 12 startups foram selecionadas para a fase de desenvolvimento e prototipagem. A grande vencedora, após 54 horas de imersão na Comunidade do Pavão-Pavãozinho, foi a MedMe, de Alessandra Pontes. A startup é voltada para pessoas que necessitam tomar medicação regularmente e tem a proposta de incluir a farmácia na rotina do paciente, fazendo com que, além da venda, ela tenha a responsabilidade de avisar ao cliente, seis dias antes, que o remédio está acabando. A ideia foi inspirada na experiência pessoal de Alessandra, que faz uso constante de medicamentos para tratamento contra o câncer.

No segundo e terceiro lugares, ficaram startups que articulam desenvolvimento cultural e artístico na comunidade do Cantagalo. A Harmonia, resultado da parceira entre dois empreendedores/artistas locais, planeja criar um espaço que servirá não só para capacitar crianças e jovens na dança, música e instrumentos musicais, mas também como estúdio para promoção do trabalho e celeiro de talentos para empresas que empregam nessas áreas. Já a Galo Charmoso propõe ser uma agência de publicidade para atender os empreendimentos da favela, como modelo de negócio inovador. Além de tablets e X-Box, os primeiros colocados ganharam sessões de mentoria da Gávea Angels, do Instituto PHI e do B Lab, cursos em desenvolvimento de negócios e a possibilidade de articular com vários potenciais parceiros presentes no evento. Já a menção honrosa foi para a Startup Democracia Digital, que propõe uma plataforma de discussão, engajamento e articulação de diversas iniciativas voltadas para defesa de causas sociais.

A banca de jurados contou com a presença do curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, do fundador e presidente do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio, dos atores Luigi Baricelli e Cissa Guimarães, da diretora do núcleo de Aceleração e Valorização da Universidade Estácio de Sá (NAVE), Lindália Reis, e do empreendedor da Gávea Angels, José Geraldo Jacob Neto. O evento teve o patrocínio local do Museu do Amanhã, Vezpa Pizzas, Brownie do Luis, Sebrae e Espaço NAVE (Universidade Estácio de Sá).

Durante o SWCM, foram comemorados os 20 anos do CDI com seus números expressivos de impacto de mais de 1,64 milhão de pessoas, resultado de um trabalho exportado do Brasil para mais 14 países da América e da Europa. "O SWCM foi a consolidação de um movimento que o CDI vem fomentando de estímulo ao empreendedorismo para criação de soluções para os problemas sociais. Não poderíamos ter escolhido melhor maneira de comemorar nosso aniversário de 20 anos, deixando um legado para as 11 cidades do mundo onde o evento foi realizado", comenta Rodrigo Baggio, presidente do CDI.

Sobre o CDI

O CDI é uma organização social que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 842 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 15 países no mundo e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. Outras informações em www.cdi.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário