quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Abertura da mostra MEU PRIMEIRO LONGA, no MAM



A estreia cinematográfica de grandes diretores, como Xavier Dolan, Charles Chaplin, Quentin Tarantino e Glauber Rocha, são o mote da mostra MEU PRIMEIRO LONGA, que acontecerá de 7/9 a 2/10, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, no Rio. Além das primeiras obras de um seleto grupo de 50 autores - que inclui ainda ícones do quilate de Stanley Kubrick, David Lynch, Martin Scorsese, Roman Polanski, Ingmar Bergman, Lars von Trier, François Truffaut, Anna Muylaert e Ruy Guerra, entre outros - o evento conta com uma exposição sobre o trailer cinematográfico e encontros com cineastas brasileiros. Andréa Cals assina a curadoria da mostra, cuja abrangência inclui produções lançadas entre 1920 e 2016. Ao todo, serão exibidas cem obras, dentre longas e curtas. A mostra MEU PRIMEIRO LONGA é patrocinada pelos Correios.

A ideia de lançar luz sobre os longa-metragens de estreia dos maiores nomes do cinema mundial surgiu quando o produtor José Cardozo planejava realizar seu primeiro filme. Durante o processo de criação, ele se pegou refletindo sobre como teria sido a estreia de grandes cineastas e, partir daí, deixou seu material de lado para conceber um evento que falasse sobre a estreia de diretores consagrados. Juntou-se à sua sócia Mayara Máximo e, juntos, começaram a "desenhar" a mostra MEU PRIMEIRO LONGA. "Queremos alcançar principalmente um público jovem, para que se inspire nos primeiros passos de cineastas que fizeram história na sétima arte", revela José Cardozo.

Para a curadora da mostra, Andréa Cals, a abrangência foi o desafio. O objetivo era reunir as primeiras obras de diretores dos cinco continentes. "Com o mundo como referência, resolvemos levar isso ao pé da letra, formando as seleções dos sonhos, reunindo seus melhores realizadores. Já que estamos falando dos primórdios, de primeiros filmes, vamos entender como a história do cinema se constrói mapeando - literalmente - cineastas a partir de suas origens", explica.

Antes da exibição de cada um dos longas será exibido um curta-metragem. Os curtas foram "garimpados" em algumas das principais escolas de cinema do Rio: PUC-Rio, ESPM, Estácio e Darcy Ribeiro, entre outras.


Exposição TRAILER EXPANDIDO

Com o objetivo de alçar o trailer da categoria de material promocional para o de protagonista, a mostra vai promover a exposição TRAILER EXPANDIDO, entre os dias 7 e 25 de setembro, no pilotis do museu. A ideia é apresentar a evolução do trailer, desde seu surgimento, em 1913, até os dias atuais. A busca é pelo sentido artístico do trailer, pela observação de seus elementos e pela criação de sensações e percepções peculiares a essa forma de expressão.


Encontros com cineastas brasileiros

Após a exibição dos filmes, cineastas brasileiros com obras exibidas na mostra participarão de encontros com o público. Alguns nomes já confirmados são Domingos Oliveira ("Todas as mulheres do mundo"), Ives Rosenfeld ("Aspirantes") e Allan Ribeiro ("Esse amor que nos consome"). Além dos diretores, críticos de cinema e pesquisadores participarão do bate-papo, que será mediado pela curadora Andréa Cals. O objetivo é que os profissionais compartilhem sua primeira experiência no cinema.

As datas previstas para os encontros são 10, 17 e 24 de setembro.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE WWW.MEUPRIMEIROLONGA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário