quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Cariocas e turistas aprovam os desafios da arena paralímpica em vários pontos da cidade



Até o dia 25 de setembro, de 13h às 21h, o shopping Rio Sul (RJ) será palco do evento Experimentando Diferenças, que leva ao público a oportunidade de vivenciar sensações similares às dos atletas paralímpicos. Numa arena de 130 m2, crianças e adultos podem jogar futebol com olhos vendados, basquete e corrida em cadeira de rodas, bocha, handbike e games com simulação virtual.

- Nosso sonho está sendo realizado, pois nessas Paralimpíadas estamos ganhando, além de muitas medalhas, o coração da torcida brasileira, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O objetivo tem sido cumprido desde a arena que foi montada na Casa Brasil: mobilizar o público para as Paralimpíadas de 2016. O sucesso foi tanto que os organizadores conseguiram replicar o evento em vários shoppings da cidade e agora chega ao Rio Sul.

Além dos monitores, que orientam os visitantes, o projeto conta com a participação de paratletas profissionais. Pelo menos um campeão mundial estará à disposição do público na arena aos sábados e domingos, sempre no final da tarde. Hoje, 5ª feira, dia 15/9, haverá a presença do tetracampeão mundial de para canoagem, Fernando Fernandes, às 19h e no fim de semana, 17/9 e 18/9, de 14h às 16h, presença do herói paralímpico Andre Andrade, que estará interagindo com os participantes.

O Experimentando Diferenças foi criado com a proposta de sensibilizar o público para as conquistas e o valor do atleta paralímpico brasileiro e está na sua 41ª. edição. Consiste em levar às grandes cidades do país atividades esportivas desafiadoras. Assim, o público tem a oportunidade de "se sentir na pele" de uma pessoa com deficiência que pratica esporte.

De caráter itinerante, o projeto conta com o patrocínio da Loterias Caixa, já viajou por inúmeras cidades brasileiras e impactou diretamente mais de 160 mil pessoas desde seu lançamento, em 2013. A todas elas levou a mensagem da importância do esporte paralímpico, dando visibilidade aos atletas que o praticam.

Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo e bocha são conquistas dos paratletas brasileiros há muito tempo. Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles têm notoriedade, no Brasil eram pouco reconhecidos.

SERVIÇO:
Shopping Rio Sul
Local: Praça de Eventos
Período: De 14 a 25 de setembro
Horário: 13h às 21h
Presença de atletas: 5ª feira, dia 15/9, 19h - Fernando Fernandes;
Sábado e domingo, dias17/9 e 18/9, de 14h às 16h, Andre Andrade.
Obs: O evento da Casa Brasil termina no dia 18/9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário