terça-feira, 10 de maio de 2016

Dias 12 de Maio e 13 de Maio / Peça “JACQUES E A REVOLUÇÃO ou Como o Criado Aprendeu as Lições de Diderot”



A obra é uma expressão premonitória dos tempos atuais.

Num confronto bem humorado, “Jacques” e o “Empresário”

passam em revista as suas próprias histórias, ambições e derrotas.

Escrita num momento diverso, porém igualmente perturbador, ao final dos anos 1980, no início do processo de democratização do país, à época da queda do muro de Berlim,Jacques e a Revolução ou Como o Criado Aprendeu as Lições de Diderot, de Ronaldo Lima Lins, dialoga intensamente com os tempos que correm, como se estivéssemos diante de uma espécie de expressão premonitória das sucessivas crises hegemônicas e representativas dos poderes. Para examinar um conjunto de ideias delineadas pelo iluminista francês, a peça reinaugura questões antigas na dinâmica dos últimos séculos de modernidade. Não há lugar geográfico específico. O mundo está em foco. Tudo se passa através do diálogo entre dois personagens: O patrão, um empresário e seu empregado, Jacques.

No elenco, dirigido pelo dramaturgo Theotonio de Paiva, estão Abílio Ramos, Flávia Fafiães, Katia Iunes, Luiz Washington e Juliana Caetano. A trilha sonora leva a assinatura do maestro Caio Cezar. A direção acentua esse jogo de espelhos, numa encenação que exercite o poder da síntese. Propõe-se a trabalhar com cinco naipes de personagens: três homens e duas mulheres. “Essa composição permite revelar mais claramente o jogo presente no próprio texto, favorecendo uma grande construção dramático-narrativa entre atores e público”, afirma o diretor Theotonio de Paiva.

A peça ganha trilha sonora de Caio Cezar e Ricardo Imperatore e direção musical Caio Cezar. Carmen Luz assina a direção de movimento e preparação corporal. Com iluminação de Renato Machado. O espetáculo faz sua estreia com honras: ganhou o Prêmio Maurício Távora – 1989 / Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

A conversa no texto é amigável e informal, que às vezes resvala para conflituosa – coloca-os em confrontos bem humorados. O “tema da viagem”, conforme aparece em Diderot, aqui se concentra num único eixo, no coração de um império econômico, metáfora do próprio sistema.

Uma reflexão que, sem tirar o sabor do riso, atribui ao mesmo um caráter sério, como se nos movêssemos sobre armadilhas, a história passeia com seus enganos e contradições. O texto transcende o entretenimento blockbuster, sem tornar-se enfadonho.

“Somos colocados diante de uma dialética envolvendo dominador e dominado,

como se fosse um destino, no qual há trânsito e alternância de posições.

Quem estava por baixo vê-se por cima e vice-versa”,

Ronaldo Lima Lins

A peça é um Projeto Cultural de Teatro, contemplado no Edital Viva a Arte! da Secretaria Municipal de Cultura – RJ que terá circulação nas Lonas Culturais e Arenas Cariocas da cidade do Rio de Janeiro. Com patrocínio da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA RJ / FOMENTO. Com coordenação geral de Lene DeVictor e produção Executiva: Danielle Vieira e Direção de Produção de Katia Iunes. O projeto ganhou apoio de Haroldo Costa

Faixa etária: 14 anos

Duração: 1h

Valor do ingresso, R$ 1,00

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=BIV_VFhW9VM

Quarta - Dia: 27 de Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário