sábado, 21 de maio de 2016

Troca-troca literário


”No troca-troca de livros da Escola Dínamis http://www.dinamis.com.br/, o aluno traz para a escola um livro (em bom estado de conservação) e escolhe outro para ler, que pode ser devolvido em até duas semanas. Assim, o estudante pode levá-lo para casa e ler onde preferir, além do ambiente escolar. O objetivo do projeto “Troca-Troca Literário” é proporcionar uma ampliação de gêneros literários, assim como fomentar o hábito da leitura. Além disso, ao final do projeto, o aluno deverá ter em sua biblioteca pessoal um livro que não necessariamente será o que ele trouxe ao ‘Troca-troca”, define a orientadora pedagógica da Escola Dínamis Jane Rapoport.

Benefícios do projeto:

1. Ampliação do gênero literário;

2. Desperta o interesse pela leitura em crianças e jovens que não tinham esse hábito. E como são livros trazidos por eles mesmos, podem ajudar a despertar o interesse.

3. Responsabilidade social e sustentabilidade: um único livro pode ser pode lido por um universo de dezenas de alunos, podendo ser chamada de “Reciclagem literária”. E essa iniciativa traz mais vantagens: ajuda quem não tem recursos a ter acesso à leitura e permite a economia de papel, favorecendo o ciclo da sustentabilidade.

4. Expansão do vocabulário, enriquecendo e beneficiando a linguagem, além de favorecer a redação, a fala, a apresentação de trabalhos.

5. Possibilidade de ler e conhecer todo o mundo por meio dos livros, imaginando e viajando por outros universos e situações sem precisar sair do seu ambiente.

“Eles estão muito interessados pela internet, pelas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, em virtude da rapidez. Porque, atualmente, eles trabalham nesse ritmo acelerado. E o livro precisa de dedicação de tempo, de imaginação, de ideias. E nem sempre eles abrem mão do prazer da tecnologia em troca da leitura. E o desafio é, enquanto educadores, fomentar recursos que ajudem a ampliar o gosto pelos livros, o prazer da leitura nos dias de hoje”, conclui a psicopedagoga da Escola Dínamis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário