terça-feira, 3 de novembro de 2015

15ª edição do festival Petrópolis Gourmet




Edição irá evidenciar talentos e ingredientes da ‘Cozinha da Serra’

Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil, a cidade de Petrópolis recebe, entre os dias 13 e 29 de novembro, a 15ª edição do festival Petrópolis Gourmet. Com o tema ‘Cozinha da Serra’, o evento busca enaltecer a versatilidade dos ingredientes e talentos culinários locais, movimentando os setores gastronômico e turístico do destino.

“Em sua XV edição, o Petrópolis Gourmet já está consolidado no calendário turístico do estado e é reconhecido nacionalmente, o que em muito colabora para fomentar o turismo em Petrópolis em uma época de baixa temporada, que é o mês de novembro”, comemora a presidente do Petrópolis Convention, Camila Thees. Segundo dados da entidade, nas 14 edições já realizadas, o evento contou com público de 150 mil pessoas, 490 restaurantes participantes, 612 oficinas e 182 chefs.



Na edição deste ano, são 57 restaurantes participantes do Circuito Gastronômico, que oferece menus que levam pelo menos dois ingredientes tipicamente locais em sua composição, entre eles a truta, cerveja, flores comestíveis, escargots, queijos, orgânicos, entre outros. De 13 a 15 de novembro, a gastronomia toma conta do Palácio de Cristal, que irá receber diversos quiosques, com venda e degustação de produtos locais.

Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, destaca a importância dos municípios do interior possuírem um calendário de eventos com programação variada: “A expectativa é de que Petrópolis aumente em 40% o fluxo de visitantes em restaurantes e no comércio em geral no período do evento. Ações deste gênero agregam valor e visibilidade à conhecida gastronomia da Serra Verde Imperial. A proposta vai ao encontro de nosso programa Rio+3, que apoia e desenvolve ações de promoção às cidades com distância média de três horas da capital”, explica.

Segundo o conselheiro da ABIH-RJ, Carlos Mariz, o incremento na ocupação hoteleira nos dias de festival chega a 30%. São 12 empreendimentos hoteleiros participantes, que contam com restaurantes gourmets em suas dependências.

Para engrandecer ainda mais esta festa, diversas atrações já estão programadas, como o Gourmet nas Feiras Livres e nas Praças, com oficinas gratuitas ao ar livre; Agito Gastronômico, com reunião de chefs com a preparação de pratos e degustações em espaços públicos, Gourmet no Restaurante Popular, na qual um chef irá preparar uma refeição gourmet com baixo custo; Oficinas Chefs do Amanhã, voltada para crianças, além dos circuitos rurais, entre outros atrativos.

O circuito rural também merece destaque nesta edição, com a programação os roteiros Caminhos da Roça, que oferece um tour pelas plantações do Brejal, Vale das Videiras, Bonfim e Secretário.
O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Secretaria Estadual de Turismo, Cervejaria Bohemia e CEG.


www.petropolisgourmet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário