sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MINISTÉRIO DA CULTURA apresenta CELTIC LEGENDS



Com mais de 700 apresentações pela Europa, em países como França, Suíça, Irlanda, Espanha, Portugal e Luxemburgo, e mais de 1.000 apresentações em todo mundo, o grupo Celtic Legends reúne bailarinos e músicos, que, desde muito cedo, conheceram a técnica e a tradição irlandesa. Jovens artistas de diversas cidades irlandesas conjugam, durante quase duas horas, ritmos frenéticos e a melancolia das baladas típicas.

A realização é da Opus, Branco Produções e Ministério da Cultura e as apresentações passarão pelas seguintes cidades brasileiras: São Paulo, dia 09 de novembro, no Teatro Bradesco; Natal, dia 10 de novembro, no Teatro Riachuelo; Rio de Janeiro, dia 12 de novembro, no Teatro Bradesco Rio; Porto Alegre, dia 13 de novembro, no Teatro do Bourbon Country.

O Celtic Legends é inteiramente composto por músicas ao vivo, danças e sons e, enquanto respeita a cultura e a antiga história do país, gera uma atmosfera contagiante. Criado em 2002, nas lindas e selvagens colinas de Connemara, na Irlanda, o Celtic Legends tem viajado o mundo desde então.

Os bailarinos se apresentam em cena como raios brilhantes, lufadas velozes quase sem tempo para respirar. Vários deles são vencedores de prêmios em campeonatos internacionais, enquanto outros percorreram o mundo em companhias como Riverdance e Lord of the Dance.

A música é original e composta pelos instrumentos tradicionais da Irlanda, o frenético violino, o grande tambor, o “bodhran”, que conduz a banda, o melancólico “uileann” que com lindos sopros lembra os dias de outrora. Os músicos são os melhores do mundo no estilo e possuem virtuosismo, qualidade e paixão pela arte inigualável.

O espetáculo tem uma grande relação com os sons celtas, galgos e asturianos e ainda com a Bretanha francesa e atualmente conta com duas companhias, uma delas sediada no Canadá.

A dança irlandesa tem vivenciado um surpreendente ressurgimento nos últimos anos, com os shows irlandeses. O Celtic Legends recria a forma desta arte, mantendo as partes que lhe são essenciais. Ao apresentar a dança tradicional, o show tem uma sensação mais vivaz, o elenco é mais criativo e dinâmico, o público fica mais envolvido e acaba o show com o sentimento de que realmente conheceu e vivenciou a Irlanda.

O grupo musical é formado por SEAN McCARTHY (flauta uilleann e direção musical), MICHAEL COULT (flauta), KAREN HICKEY (violino), KIERAN LEONARD (guitarra acústica e voz) e CIARÁN BOLGER (guitarra acústica e voz).

O corpo de bailarinos masculino conta com Jason Donnelly, Seán Scally, Connor Carlton, Matthew Gillespie e Dale Halvey, enquanto o feminino tem Megan Walsh, Emma O’Flynn, Fiona McCabe, Leah Telford, Meadhbh Kennedy, Alice Fowler e Danielle McCarthy.

SOBRE SEÁN MCCARTHY (Diretor Musical)

Seán McCarthy é o diretor musical e toca Uilleann pipes (a típica gaita irlandesa) em Celtic Legends - The Irish Show. Nascido na cidade de North Cregg, no Condado de Cork, começou a tocar Uilleann pipes muito jovem, aos 9 anos de idade. Desde então, Séan foi premiado com o título de melhor instrumentista de Uillean pipes da Irlanda em seis ocasiões diferentes e venceu o respeitado festival Oireachtas na Gaeilge três vezes consecutivas.

Séan já se apresentou em todo o mundo com a maioria dos principais espetáculos e grupos de dança, tocando em alguns dos locais mais prestigiosos da Europa e do planeta, incluindo o Luxor de Roterdã, o World EXPO de Xangai, o Tokyo Forum Hall, o South Point Casino de Las Vegas e o Olympia de Paris. Ele também é membro fundador do supergrupo conhecido como FullSet, que, em 2011, ganhou o respeitado Prêmio Anual de Inovação da RTÉ/RAAP. Isso levou o grupo a tocar com alguns dos mais conhecidos artistas da música irlandesa e mundial.

Além de lançar o álbum de estreia do FullSet, em 2011, Séan lançou seu primeiro disco solo, intitulado "Halcyon Days", que foi aclamado pela crítica e descrito pelos críticos como "o mais empolgante e cativante CD de estreia na flauta irlandesa dos últimos vinte anos".

SOBRE JACINTHA SHARPE (Coreógrafa)

Jacintha Sharpe é a coreógrafa de Celtic Legends – The Irish Show. Nascida em Kildare, no leste da Irlanda, Jacintha já se apresentou em todo o planeta com alguns dos principais espetáculos de dança irlandesa do mundo. Tendo começado a dançar aos 4 anos de idade, aos 16 já tinha participado da maior apresentação já realizada pelo Riverdance. Além de ser uma experiente dançarina de espetáculos, ela também é muito requisitada como dançarina solo, e já se apresentou com grupos conhecidos, como a premiada banda Gráda. Reconhecida como uma das mais talentosas e encantadoras dançarinas de sua época, Jacintha cria coreografias que retratam à perfeição a sua crença no estilo cru e energético da dança irlandesa.

Além de ser uma talentosa dançarina e de ocupar com regularidade os lugares mais altos nos Campeonatos Mundiais de Dança Irlandesa, Jacintha também é uma TCRG (Professora de Dança Irlandesa Certificada pela Comissão) qualificada, um título oficial para instrutores de dança irlandesa reconhecidos. Isso a coloca entre a elite da dança ao olhar de seus colegas.

Agora no auge da sua carreia, Jacintha está encantada por trabalhar com a equipe de alto nível do Celtic Legends, que detém, entre si, mais de 50 medalhas em Campeonatos Mundiais de Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário